Canto VIGÍLIA EUCARÍSTICA
Silêncio 16-O esvaziamento no amor
Coment: EUCARISTIA, amor que nos ensina fazer o esvaziamento de nós mesmo. Esvaziar-se de si é confiar na ação de Deus Trindade. O Caminho da vida EUCARISTICA leva para esta estrada de despojamento do nosso eu. É preciso colocar o D e o S, entre o nosso eu, para nos libertar do orgulho que fere as nossas ações. O egoísmo deturpa as intenções mais puras do coração humano. Uma nuvem escura faz sombra em nossa visão interior, impedindo a luz do grande Sol:
Todos: “JESUS O PÃO DA VIDA” Que clareia a nossa estrada. É Ele que afirma: “EU SOU O PÀO DA VIDA. QUEM VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME, E QUEM CRÊ EM MIM JAMAIS TERÁ SEDE. TODO AQUELE QUE O PAI ME DÁ, VIRÁ A MIM, E QUEM VEM A MIM NÃO LANÇAREI FORA, PORQUE EU DESCI DO CÉU NÃO PARA FAZER A MINHA VONTADE, MAS A VONTADE DAQUELE QUE ME ENVIOU”. (Jo 6, 35-38) Silêncio!
Oment: Todas as ações de Jesus eram iluminadas pela luz do alto. Deus o conduzia como Pessoa Humana. Vejam que Jesus colocava entre o D e o S o seu “EU” Então o seu Deus, o ressuscitou dos mortos. Nós também ressuscitaremos se fizermos o mesmo. Então podemos responder e rezar com segurança na Santa Missa:
Todos “CAMINHAMOS NA ESTRADA DE JESUS”.
Coment: Esse caminhar na estrada de Jesus, é um relacionamento puro que nos indica o fundamento do amor e fazer a sua experiência. E toda experiência que vem de Deus, deixa uma marca profunda no coração. Uma graça que vai nos recriando em cada Santa Missa e adoração. Neste caminhar com o Senhor, vamos provar o sabor da vida unida a Deus, e ter a possibilidade de falar do seu amor. Ele nos toma inteiramente por dentro e por fora. Dá-nos o fundamento do seu amor, que levou a entregar o seu Filho uma morte cruel, para a nossa salvação. Na EUCARISTIA, o bom Deus, toma o nosso ser, renova o nosso coração, nosso modo de perceber e ler os acontecimentos e a maneira de relacionar conosco e com os outros. É uma realidade nova inspirada por cada EUCARISTIA, onde vamos criando vínculos profundo com Deus e com os irmãos. Este vínculo novo é expresso pelo Cristo na nova Aliança feita pelo derramamento do seu Sangue.
Todos: “ESTE É O SANGUE DA NOVA ALIANÇA”
Em Jesus, Deus se alia a nós e quer que nós aliemos a Ele em todas as circunstâncias da vida. Ele é o Deus fiel. Por sua fidelidade Ele eterniza a sua aliança em relação ao amor. Ele é firme e dura para sempre. Mas é preciso seguir a estrada EUCARÍSTICA, onde Cristo se esvazia de sua condição divina, se tornando Pão do altar, para nós. Esse esvaziamento foi o meio que Ele encontrou para ficar entre nós. Ele é o reconciliador e pacificador:
Todos “APROUVE-LHE TAMBÉM, POR MEIO DELE, RECONCILIAR AS CRIATURAS, PACIFICANDO PELO SANGUE DE SUA CRUZ” (Cl 1, 30)
Silencio
Canto
Todos: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo e libertador, Vem neste momento unificar as nossas vidas e nos fazer autênticos adoradores. Todos nós vivemos as dimensões humanas, aspirando à dimensão divina. Senhor cada vez que celebramos a vida, celebramos a vossa vitória sobre os nossos erros e fracassos. Só a liberdade nos fará caminhar para a unidade. A alegria será a nossa força onde encontraremos firmeza na busca do bem que Deus plantou em nosso interior. “O REINO ESTÁ DENTRO DE VÓS”. É nesta Palavra Senhor, que firmamos a nossa fé. Ensina-nos Senhor a nos esvaziar, por dentro. Cura as nossas enfermidades e guarde a nossa mente, para que o nosso terreno interior seja frutuoso. Assim seja.
Comet: EUCARISTIA, amor libertador e unificador. O amor nos faz semelhante a Deus, embeleza em nós a sua imagem e ao deixarmos este mundo, ficará o perfume de sua ternura e da bondade colocada em nossos corações. Suplicando a graça de Deus rezemos o salmo 30.
Todos: Senhor, eu ponho em vós minha esperança; / Que eu não fique envergonhado eternamente! / porque sois justo, defendei-me e libertai-me, / inclinai o vosso ouvido para mim; / apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! / Sede uma rocha protetora para mim, / um abrigo bem seguro que me salve! / Sim sois vós a minha rocha e fortaleza; / por vossa honra orientai-me e conduzi-me! / Retirai-me desta rede traiçoeira, / porque sois o meu refúgio protetor! / Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, / porque vos me salvareis ó Deus fiel! Gloria ao Pai...
Preces
Pai Nosso
Canto final IRMÃ ERCÍLIA GONÇALVES TAVARES
Londrina, 22 de outubro de 2008.