VIGILIA EUCARÍSTICA

V.E. 17 – A missão

data da publicação 25/10/2008

Compartilhe a Vigilia

V.E. 17 – A missão

Canto                                    VIGÍLIA EUCARISTICA

Silêncio                            17-A missão

 

Coment: EUCARISTIA, Manancial do amor, que nos leva à comunhão fraterna. Este é o desejo mais profundo do Senhor, ver os irmãos reunidos e unidos em oração. Nesta unidade uns rezam para os outros. Deixar-se conduzir pelo amor é ser aberto ao Espírito Santo reformador dos nossos sentimentos. Assim teremos compreensão adequada para receber as promessas de Deus. Ele vai derramar em nós uma água pura.

 

Todos: “DERRAMAREI SOBRE VÓS ÁGUA PURA E SEREIS PURIFICADOS. EU VOS PURIFICAREI DE TODAS AS IMPUREZAS E DE TODOS OS ÍDOLOS. EU VOS DAREI UM CORAÇÃO NOVO E POREI EM VÓS EM UM ESPIRITO NOVO. REMOVEREI DO VOSSO CORPO O CORAÇÃO DE PEDRA E VOS DAREI UM CORAÇÃO DE CARNE” (Ez 36, 25-26)

 

Coment: Da vivência da Aliança, nasce o esvaziamento, onde o Espírito pode fazer a sua ação. A Santa Missa e adoração serão vivenciadas no dia, a dia, trazendo Amor, paz, paciência, bondade, mansidão e domínio de si. A Santa Missa participada na fé, e não como espectador nos transformará. Então a própria EUCARISTIA que adoramos e nos alimenta nos enviará para a missão. Deus nos surpreende em seus desígnios de amor. O seu chamado é quase sempre uma surpresa para nós. Foi assim que aconteceu com Abrão.

 

Todos: “SAIA DA TUA TERRA DO MEIO DE TEUS PARENTES, DA CASA DE TEU PAI, E VAI PARA TERRA QUE EU TE MOSTRAR. FAREI DE TI UMA GRANDE NAÇÃO.” (Gn 12 1-3)

Coment: Foi assim também com Moises na Sarça ardendo.“VÁ, EU ENVIO VOCÊ AO FARAÓ”. (Ex 3,10) Silêncio! Canto

 

Coment: Foi Assim com Samuel, Jeremias, Isaías, Maria, José, Paulo e todos os que foram chamados para uma missão especial em sua Igreja. Em cada Santa Missa somos enviados para sermos mensageiros da paz fortificados pelo Santo Alimento. Se o nosso coração estiver profundamente voltado para Deus, seremos banhados pela Água viva do espírito, como um manancial. Esta efusão da graça nos lava, nos conforta, reanima a nossa coragem e aumenta a nossa fé para o trabalho do Reino. Pois todos nós ao receber o impacto da missão surpreendida por Deus, reagimos com desculpas. É a impotência diante da missão confiada. Mas o Senhor, não dá ouvido às nossas desculpas. Revela a missão, promete a sua presença e manda aguardar a força do alto que foi prometida pelo Pai. O Senhor nos dá a missão de ser suas testemunhas diante do mundo incrédulo, como nos afirma:

 

Todos: “VÓS SOIS AS TESTEMUNHAS DESTAS COISAS. EU ENVIAREI SOBRE VÓS O QUE O PAI PROMETEU. POR ISSO, PERMANECEI NA CIDADE ATÉ QUE SEJAIS REVESTIDOS DA FORÇA DO ALTO”. (Lc 24,48-49) Silêncio!

 

Queridos adoradores nós como consagrados, somos testemunhas que a EUCARISTIA é real. É uma Pessoa ressuscitada que se chama Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e da Virgem Maria, amparados por São José, o Carpinteiro. E esse entendimento vem do alto. Somos missionários do Amor feito Pão da vida. “Jesus ” Canto

 

Todos: Ó Senhor Jesus, fiel Missionário do Pai, sois o amparo dos que em vós esperam. Estamos aqui sedentos da vossa graça para continuar a missão que nos confiastes. Sem o vosso auxílio ninguém é forte, ninguém é santo. Venha, Senhor, com o vosso Espírito Santo, reavivar nossa caridade e a nossa fé. Vós sois o nosso alimento, nosso destino e nossa Pátria eterna. Redobre, ó Jesus EUCARISTICO, o vosso amor por nós para que, conduzidos por vós, descubramos usar os bens que passam, abraçando generosamente os bens eternos. Vós, Senhor, deixastes O Tesouro do vosso Corpo e Sangue, como Memorial do vosso Sacrifício e da Aliança,fazei que nós adoradores, colhamos continuamente os frutos da vossa redenção.

 

Coment: EUCARISTIA, nova Aliança feita com o Sangue derramado na cruz. E, por isto, vos agradecemos ó Senhor da vida. Vós que restaurais tudo o que em nós foi destruído pelo pecado. Rezemos o Salmo 50, pedindo perdão de nossas faltas.

 

Todos:Tende piedade,ó meus Deus, misericórdia! / Na imensidão na imensidão do vosso amor, purificai-me! / Livrai-me o inteiro do pecado, / e apagai completamente a minha culpa! / Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre a minha frente. / Foi contra vós só contra vós que eu pequei, / e pratiquei o que é mal aos vossos olhos! / Mostrais assim o quanto sois justo na sentença / e quanto é reto o julgamento que fazeis. / Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade, / e pecador já minha mãe me concebeu. / Mas vós amais os corações que são sinceros, / na intimidade me ensinais sabedoria. / Aspergi-me e serei puro do pecado, / e mais branco do que a neve ficarei. / Fazei-me a ouvir cantos de festa e de alegria, / e exultarão estes meus ossos que esmagastes. / Desviai o vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas transgressões! / Criai em mim um coração que seja puro, / Dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! Glória ao Pai...

 

Preces

Pai-Nosso                              Ir. Ercília Gonçalves Tavares

Canto final                             Londrina, 25 de outubro de 2008