VIGILIA EUCARÍSTICA

V.E. 18 – O envio

data da publicação 28/10/2008

Compartilhe a Vigilia

V.E. 18 – O envio

Canto                      VIGILIA EUCARÍSTICA

Silêncio                          18-O envio

 

Coment: EUCARISTIA, fonte que nos fortalece para a missão. Em cada Santa Missa, a Mãe Igreja nos envia para uma nova missão. Somos convocados para levar a sua paz onde a guerra acontece, não só com tiros de armas de fogo, mas com palavra e sentimento. Muitas vezes, vemos na televisão reportagens dolorosas e ficamos indignados, mas a que esquecemos de olhar o nosso comportamento na família e como decorrência, atingimos a comunidade, pastorais e movimentos Quantas brigas e discussões na sacristia, mesmo entre ministros. É uma guerra fria que fere tantos corações. E as crianças, os jovens e adolescentes captam tudo isso. Quantas famílias destruídas pelo egoísmo dos pais que só pensam em si. Tudo isso é guerra, queridos adoradores Sendo assim, como o nosso coração recebe o envio, quando o celebrante diz:

 

Todos: VÃO EM PAZ E O SENHOR VOS ACOMPANHE?

 

Uma paz que deve ser fruto da participação da Liturgia EUCARÍSTICA. A Majestade Divina quer nos usar para realizar o plano da salvação. Fazemos parte do ministério de Cristo e por Ele somos enviados. Só semearemos a paz, se ela estiver bem enraizada em nosso coração. E isto acontece através da oração, como nos orienta a Palavra:

 

Todos: “ENTÃO A PAZ DE DEUS, QUE EXCEDE TODA A COMPREENSÃO, GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES E PENSAMENTOS EM CRISTO JESUS. FINALMENTE, IRMÃOS, OCUPAIS COM TUDO QUE É VERDADEIRO, NOBRE, JUSTO, PURO, AMÁVEL, HONROSO, VIRTUOSO OU DE QUALQUER MODO MEREÇA LOUVOR.” (Fl 4,7-8) Silêncio!      Canto

 

Coment: No caminhar da vida, somos sempre surpreendidos por um acontecimento divino. Apesar de tudo o Bom Deus aposta em nós, dá a sua assistência e ainda permanece responsável pela missão e, por isso, nos envia. Ele usa de sua pedagogia como meio de nossa conversão para o amor. Somos enviados como mediadores, portanto, porta-voz da Palavra e da EUCARISTIA. A consagração a Cristo EUCARÍSTICO nos transmite uma força especial. É um dom divino que nos fortalece para testemunhar com a vida a energia que recebemos em cada Comunhão e adoração. Somos enviados em nome de Jesus Cristo, para realizar o sonho e o desejo de Deus que é a unidade. Se formos abertos ao Espírito Santo, Ele realizará em nossas ações a vontade de Deus. Com sua graça, viveremos em nosso lugar com mais autenticidade, o lugar preparado por Deus desde toda eternidade. E a Palavra vem sempre nos alertar:

 

Todos: “POR ISSO ABANDONAI A MENTIRA E FALAI A VERDADE CADA UMA A SEU PRÓXIMO, PORQUE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS.” ( Ef 4, 25) Silêncio!  Canto

 

Todos: Senhor, que nos criastes por amor, vem neste momento de adoração santificar as nossas vidas. Ilumina os nossos corações com a luz do vosso Santo Espírito. Vós, ó Deus, que sois um Pai cheio de bondade, santifica a nossa mente e no dê sabedoria. Queremos ser verdadeiros missionários EUCARÍSTICOS, mas precisamos de vossa ajuda. Vem Senhor, em cada Santa Missa e adoração nos abençoar, para que a nossa prece suba até vós como oferenda. Vós que sois o autor da beleza e da bondade de cada coração humano, vem inundar o nosso ser da alegria missionária. Que saibamos receber o envio como dom e por isso, com fé. Amém.

 

Coment: EUCARISTIA, força infinita que diviniza os nossos corações. Amor que clareia a nossa mente e nos entusiasma para a santidade. Apoiados por tão grande força, vamos rezar o salmo 89.

 

Todos: Vós fostes um refúgio para nós / Ó Senhor, de geração em geração. / Já bem antes que as montanhas fossem feitas, / ou a terra e o mundo se formasse, / desde sempre e para sempre vós sois Deus. / Vós fazeis voltar ao pó, os filhos de Adão! / Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou. / Eles passam como sono da manhã / são iguais às ervas verde pelos campos, / de manhã, ela floresce vicejante, / mas à tarde, é cortada e logo seca. / Por vossa ira perecemos realmente, / vosso furor nos apavora e nos faz tremer; / pusestes nossa culpa à nossa frente, / nossos segredos ao clarão de vossa face. / Como sopro se acabamos os nossos anos. / Pode perdurar setenta anos nossa vida, / os mais fortes talvez cheguem a oitenta; / a maior parte é ilusão e sofrimento: / passam depressa e, também, nós assim passamos. / Tende piedade e compaixão de vossos servos! / Saciai-nos de manhã com vosso amor, / exultaremos de alegria todo dia! / Que a bondade do Senhor e nosso Deus / repouse sobre nós e nos conduza! Glória ao Pai...

 

Preces

Pai Nosso

Canto final                                  IRMÃ ERCÍLIA G. TAVARES

Londrina, 28 de outubro de 2008.