VIGILIA EUCARÍSTICA

V.E. 20 – O ardor de Cristo

data da publicação 13/11/2008

Compartilhe a Vigilia

V.E. 20 – O ardor de Cristo

Canto                                     VIGÍLIA EUCARÍSTICA

Silêncio                       20-O ardor de Cristo

 

Coment: EUCARISTIA, caminho seguro para a vida eterna. O ardor da afirmação de Jesus, de sua presença no Pão EUCARISTICO, provém do desejo de revelar e fazer se compreender, que a Santa EUCARISTIA é o maior mistério da encarnação!

 

Todos: “E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS”.

 

A carne que, em obediência  ao Pai, Ele assumiu para permanecer no meio de nós foi para desempenhar a sua função de Salvador. O “FAZER ISTO EM MEMORIA DE MIM” não era inspirada por nenhum apego a si mesmo. Se desejava atualizar em cada Santa Missa este mistério era para o bem de todos. Sendo o “EU” de Jesus um “Eu” Divino, dispunha-se de uma  soberania capaz de impor a toda humanidade a celebração em sua Memória. Não como um peso ou obrigação, mas que o ato realizado fosse por amor. Jesus é o Pão da vida, alimento divino para humanidade de todos os tempos e de todos os séculos. O seu corpo e seu sangue são dons para sempre. A Carne e o Sangue de Cristo permanecerão não só no estado glorioso do céu, mas na obscuridade da vida da sua amada Igreja. E com força Ele acentua no anúncio da Santa EUCARISTIA que seu desejo é conduzir todos à vida eterna. Por isso, volta para aqueles que guardavam a lembrança do maná e declara fortemente:

 

Todos “VOSSO PAIS, NO DESERTO, COMERAM O MANÁ E MORRERAM. ESTE PÃO É O QUE DESCEU DO CÉU, PARA QUE NÃO MORRA TODO AQUELE QUE DELE COMER”. (Jo 6, 49-50)  Silêncio!

 

Coment: Eles se espantaram, pois o grande problema era conseguir uma vida, que não estivesse sujeita a morte. E é com veemência que a EUCARISTIA responde:

 

Todos: “QUEM COME A MINHA CARNE E BEBE O MEU SANGUE, TEM A VIDA ETERNA E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA”. (Jo 6, 54)

 

Coment:  A vida eterna é a vitória de Jesus sobre a morte, não como futura, mas a atual. Eterna é a vida de todos aqueles que Jesus implantou no coração a semente do seu amor através da Comunhão. Esses inauguram aqui na terra a vida eterna. A EUCARISTIA nos garante a ressurreição, dá sentido e segurança a nossa vida, com todos os nossos altos e baixos. Ela nos revela uma vida de esperança e de alegria, apesar da dor, das lágrimas derramadas, das famílias atingidas por causa da infidelidade e desajuste entre seus membros. Mesmo assim a esperança não morrerá para todos que têm como alicerce a Palavra de Deus e a EUCARISTIA. Deus não nos engana, por isso, em Jesus nos comunica a eternidade que Ele possui em Si mesmo. Hoje vocês, queridos adoradores, estão testemunhando pela consagração que fizeram que a EUCARISTIA é Real! É o sim da vitória de Jesus sobre a morte e o pecado. É ter como meta a santidade de suas vidas. Que Maria os acompanhe nesta jornada. Silêncio! Canto

 

Silêncio!

Canto

 

Todos: Em vossas mãos Senhor, eu me abandono. Modelai esta argila do meu ser como pessoa humana. Que o vosso amor divinize o meu coração, enchendo-o de um profundo ardor EUCARÍSTICO. Senhor dê-me o Espírito Santo, para me ensinar a participar da Santa Missa. Que iluminado por esta luz eu possa participar da celebração com o coração divinizado. Terei mais atenção para responder, quando a Liturgia pedir pela voz do celebrante: Corações ao alto! Que neste momento o meu coração esteja realmente voltado para Deus. Modelai Senhor, a minha vontade, meus sentimentos, e minha história tão cheia de altos e baixos. Reformai-me recompondo, tudo o que em mim foi despedaçado pelo meu egoísmo. Ó Maria, roga por mim, hoje e sempre, Amem.

 

Coment: EUCARISTIA, amor eterno de Deus por nós. Força divina que nos santifica e conduz o nosso coração para o encontro com Deus e o próximo. E isto só poderá acontecer se estivermos em paz conosco mesmos. Assim os nossos filhos poderão ver no testemunho de nossas vidas que Deus é um Pai amoroso. Com atenção vamos rezar o Salmo 78.

 

Todos: Povo meu, escute a minha instrução, / dá ouvidos às palavras de minha boca. / Vou abrir minha boca em parábolas, vou expor os enigmas do passado. O que nós ouvimos e aprendemos, / o que nossos pais contaram, não o esconderemos aos filhos deles, / nós o contaremos à geração futura: Os louvores de Javé, / seu poder e as maravilhas que realizou. / Por que ele estabeleceu uma norma para Jacó e uma lei para Israel: / Ordenou aos nossos pais que a transmitiram a seu filhos. / Para que a geração seguinte a conhecesse. Que se levantem e as contem a seus filhos, / para que ponha em Deus sua confiança. / Não esqueçam dos efeitos de Deus e observem os seus mandamentos. Glória ao Pai...

 

Preces:

Pai Nosso

Canto final                          IRMÃ ERCÍLIA GONÇALVES TAVARES

Londrina, 13 de novembro de 2008.